15 de nov. de 2009

Operação Laçador

A Operação Laçador é um exercício conduzido pelo Ministério da Defesa, no Comando Militar do Sul (CMS), com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, entre os dias 16 e 27 de novembro de 2009. Atualmente, este é o maior exercício combinado da América Latina, em função do número de Comandos e efetivos das três Forças Armadas envolvidas, contando com mais de 8 mil homens e mulheres.

Desenvolvida, simultaneamente, nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, a Operação Laçador tem por finalidade o adestramento operacional e tático dos Comandos e Estados-Maiores, na execução e avaliação do exercício combinado, o trabalho conjunto das Forças navais, terrestres e aéreas, dentre outros.

As principais atividades ocorrerão na região do Porto de Rio Grande, com ações da Força Combinada Rio Grande, sob o comando do 5º Distrito Naval; na região de Curitiba/PR, onde serão realizados Exercícios de Simulação de Combate pela 5ª Região Militar/ 5ª Divisão de Exército; e a região compreendida entre as cidades de Cachoeira do Sul/RS e Bagé/RS, com a 3ª Divisão de Exército, realizando no terreno um exercício de Posto de Comando. Na Base Aérea de Canoas/RS, aeronaves decolam para simulação de combate à aviação inimiga da Base Aérea de Santa Maria/RS.

http://www.lacador.eb.mil.br/

3 comentários:

Paulo Ventura disse...

_ Só resta torcer pra que nenhuma "autoridade" fantasie de militar afim de ganhar notoriedae diante da Nação, como tem acontecido no passado recente!!! Aos nossos bravos colegas, desejo boa sorte e sucesso. Que Deus nos ajude nessa missão.

Marco Ferraz disse...

Concordo com o comentário acima, pois se há algo que vemos com frequência entre algumas "autoridades" é o desbravamento do oportunismo.

Marco Ferraz disse...

Sou civíl, minha única relação com as Forças Armadas foi um ano no EB.
Para mim foi suficiente para perceber a diferença entre Ordem e Progresso e "desordem e progresso".
Como brasileiro, patriota.
Como eleitor, melhor nem comentar.