13 de ago. de 2011

Dilma: vazamento de fotos de presos da PF é 'inaceitável'


Claudia Andrade
Direto de Brasília

A presidente da República, Dilma Rousseff, considerou "inaceitável" o vazamento de fotos de presos na Operação Voucher, da Polícia Federal, na última terça-feira, suspeitos de envolvimento com um esquema de desvio de verbas do Ministério do Turismo. Nas imagens, publicadas na capa da edição desta sexta-feira do jornal aGazeta, de Macapá (AP), seis suspeitos aparecem sem camisa e segurando um papel com sua identificação.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que o vazamento é uma "violência ao princípio da dignidade do preso" e solicitou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tome providências sobre o ocorrido.

Segundo o porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, a resposta do presidente do STF foi que encaminhará o assunto ao Ministério Público, ao governo estadual e ao juiz da Vara de Execuções.

Um dos presos que teve a foto publicada é o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa. Ele e mais 15 presos preventivos receberam habeas-corpus nesta sexta-feira, após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) considerar que eles não devem atrapalhar as investigações. Na quarta-feira, 18 presos temporários já haviam sido liberados após depoimento. Somente dois permanecerão detidos, já que não entraram com pedido de liberdade na Justiça.


Nenhum comentário: