12 de jan. de 2011

Bispo de Limoeiro do Norte (CE), dom Manuel Edmilson da Cruz recusa comenda no Senado


A sociedade de hoje vive do presente, curte o imediato. É com imensa rapidez que ocorrem as mudanças. Fatos de ontem caem no esquecimento com muita facilidade, por mais sérios que sejam, porém quero resgatar um acontecimento que passou e que muito me indignou, mas que em função do período de preparação para o Natal não consegui escrever nem comentar. Refiro-me ao aumento que os deputados e senadores se auto concederam.

A atitude do Congresso Nacional de se dar um aumento de salário de mais 61%, justamente na última sessão do ano em curso, sem maiores discussões e reflexões sobre suas conseqüências é assustadora. Justamente no tempo de Natal, tempo de reflexão de fraternidade, de justiça, de paz, o Congresso Nacional se presenteia com um aumento desproporcional diante do salário de nossa gente trabalhadora. Como entender a insensibilidade, o desrespeito, a afronta, que, sem escrúpulos, movem nossos congressistas?

Como seria bom se tivéssemos mais cidadãos de coragem como Dom Manuel Edmilson da Cruz, Bispo Emérito da Diocese de Limoeiro do Norte – CE, que teve a ousadia de enfrentar o Parlamento e recusar a honraria a ele concedida, demonstrando seu descontentamento na hora em que deveria recebê-la. Faço questão de transcrever sua fala fazendo minhas as suas palavras.

“Pensei, em vista dos meus oitenta e seis anos, em receber essa honraria por meio de um representante. Mas Congresso Nacional merece respeito. Verdadeiro Congresso Nacional é sinal de verdadeira democracia.
A honrosa condecoração, porém, dos Pais da “Pátria”, (como diriam os Romanos “Patres Conscripti”), me faz refletir. Precatórios que se arrastam por décadas; aposentados, idosos com suas aposentadorias reduzidas; salários mínimos que crescem em ritmo de lesmas... depois de três meses de reivindicações e de greves, os condutores de ônibus do transporte coletivo urbano de Fortaleza, dos cerca de 26% de aumento pretendido, mal conseguiram e a duras penas, pouco mais de 6%, quer para a categoria, quer para o povo, principalmente os pobres da quinta maior cidade do nosso Brasil.
Pois é exatamente neste momento que o Congresso
Nacional aprova o aumento de 61% dos honorários de seus Parlamentares que em poucos minutos chegam a essa decisão e ao efeito cascata resultante e o impõe ao povo brasileiro, o seu, o nosso povo. O povo brasileiro, hoje de concidadãos e concidadãs, ainda os considera Parlamentares? Graças ao bom Deus há exceções de certo em tudo isso. Mas excetuadas estas, a justiça, a verdade, o pundonor, a dignidade e a altivez do povo brasileiro já tem formado o seu conceito. Quem assim procedeu não é Parlamentar. É para lamentar. Sinto-me primeiro, perplexo; depois, decidido. A condecoração hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Camara. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os Senhores e Senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la! Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã contribuintes para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade do seu trabalho”.

Quero manifestar, ainda que tarde, sei, minha indignação e repúdio ao gesto desrespeitoso para com a grande maioria do povo brasileiro, aproveitando o apagar das luzes do ano para conceder-se benéficos vergonhosos.

Lamento que a sociedade em geral tenha silenciado e, diz o ditado: “quem cala consente”, mas será que o povo brasileiro consente, ou estava anestesiado pelas festas natalinas? Confesso que não entendo o silêncio das Entidades constituídas e das ONGs.

Precisou um bispo ir ao Congresso protestar, recusando receber a homenagem deste mesmo Congresso para chamar a atenção sobre essa aviltante atitude dos congressistas, os mais bem pagos do mundo.

Será que está sobrando dinheiro? Será que foram resolvidos todos os problemas sociais, de saúde, educação, moradia, saneamento? Quem vai pagar estes salários?

O Congresso poderia ter concluído o ano de 2010 com mais dignidade, merecendo mais respeito de nosso parte, mas infelizmente não foi o que aconteceu. É uma lástima!

Jornal A RAZÃO - Santa Maria - Pe. Xiko

Nenhum comentário: