9 de dez. de 2009

Alvaro Dias lamenta diferença das reações ante o 'mensalão' do DEM e o do PT

"ver vídeos"
Agência Senado - 09/12/2009 - Alvaro Dias lamenta diferença das reações ante o 'mensalão' do DEM e o do PT

Ao lembrar o transcurso, nesta quarta-feira (9), do Dia Internacional de Combate à Corrupção, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) expressou seu apoio às manifestações de organizações da sociedade civil e de estudantes em Brasília pedindo o afastamento do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Alvaro Dias lamentou, no entanto, que o "espírito público" demonstrado atualmente pelas entidades populares em Brasília, ao defenderem o impeachment de Arruda, não tenha se verificado durante o caso do "mensalão" do PT, em 2005, quando declaração do publicitário Duda Mendonça atingiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, Duda Mendonça confessou ter recebido recursos em paraíso fiscal como pagamento pela campanha de Lula.

- Em 2005, embora existissem razões de sobra para manifestações democráticas de protesto, elas não ocorreram, o silêncio prevaleceu, as entidades representativas da sociedade, as mais expressivas, calaram-se. Agora a OAB ingressa com um pedido de impeachment do governador do Distrito Federal. E a OAB faz bem, mas por que não o fez em 2005?

- questionou, acrescentando que não se deve "contemporizar com a corrupção", nem mesmo quando alcança o Palácio do Planalto.

Em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) observou que no "mensalão" do PT, após a divulgação de imagens incriminando o empregado dos Correios, Maurício Marinho, foi rapidamente instaurada uma comissão parlamentar de inquérito (CPI). Já no caso do "mensalão" do DEM, argumentou, apesar de o próprio governador ter sido filmado recebendo pacotes de dinheiro, não há, até o momento, nenhuma garantia de que alguma CPI vá ser criada para a apuração das denúncias.

Eduardo Suplicy (PT-SP) e Epitácio Cafeteira (PTB-MA) parabenizaram Alvaro Dias pelo pronunciamento.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário: