13 de dez. de 2010

A COLUNA DE RAIMUNDO FLORIANO

MÚSICA MILITAR

mmlt

Símbolos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica

A Música Militar é um gênero que congrega aficionados do mundo inteiro, os quais interagem na troca de arquivos sonoros e informações, hoje com a utilização dessa grande ferramenta que é a Internet. Esse compartilhamento refere-se também a partituras e arranjos.

No Brasil, existem grandes colecionadores, além de mim, possuidor do maior acervo em CDs: Albérico Andrade, em Natal-RN, Denize Dalla Rosa, em Curitiba-PR, Antônio Gomes Sales, em Caraúbas-RN, Cléber Olímpio, em São Paulo-SP, e outros mais, reunidos em três Comunidades Okutianas: Só Dobrados, Música Militar e Dobrados, Carnaval e Forró, que eu administro, cujo ícone aí vai:

iicc

O Jornal da Besta Fubana, http://www.luizberto.com/ com seus mais de 30 mil acessos diários, tem sido minha grande vitrine, nesse trabalho de divulgação da Música Popular Brasileira. No item Música Militar, aqui concluí, na segunda-feira passada, dia 06.12.10, a postagem de uma pequena amostra de minha coleção, conforme relação abaixo:

01) 350 DOBRADOS INSTRUMENTAIS, apresentando os mais conhecidos e tocados de todos os tempos, bem como seus grandes compositores, brasileiros e internacionais.

02) 106 DOBRADOS 78 RPM, com grande parte das peças gravadas no início dos Anos 1900, a maioria a cargo da Casa Edison, pioneira na América Latina.

03) 65 HINOS E CANÇÕES PATRIÓTICAS, compreendendo os 4 Hinos Oficiais e canções diversas, com as principais partituras disponíveis em minha Comunidade.

04) 28 HINOS ESTADUAIS, sendo 27 correspondentes aos 27 Estados mais o Distrito Federal, e 1 referente à íntegra do Hino de Sergipe, cujas partituras também se encontram em minha Comunidade.

05) 23 EXÓRDIOS, os principais, que anunciam a chegada, a saída ou a presença de uma autoridade, não só em Organização Militar, como também por ocasião de sua aproximação de uma tropa.

06) 290 TOQUES DE CORNETA comuns às três Forças Armadas, 218 deles por mim produzidos com o auxílio de 2 Cabos Corneteiros do BGP.

Com isso, espero ter atingido meu público-alvo e objetivos, ficando à disposição de todos para qualquer informação adicional quanto às partituras, aos áudios e pesquisas, aqui no JBF, ou pelo e-mail raimundofloriano@brturbo.com.br.

Finalizando, quer falar-lhes de uma curiosidade sobre os Toques de Corneta. O mais esperado, o que os soldados aprendem primeiro, é Toque de Rancho - o da comida. E o mais detestado é o Toque de Alvorada, 1ª Parte, que, embora alegre e festivo, os acorda todas as manhãs, quer seja dia útil, santificado, sábado, domingo ou feriado, para as atividades rotineiras da caserna. Pois bem, neste momento em lhes escrevo, esse toque já contabilizou 5.167 acessos. Outro que me causa espécie é o de Alarme Aéreo, com 4.558.


Confiram clicando aqui.

http://www.4shared.com/dir/isC3lDms/DOBRADOS_INSTRUMENTAIS.html
http://www.4shared.com/dir/TUxSzUyM/Toques_de_Corneta.html

Um comentário:

Raimundo Floriano disse...

Agradeço imensamente pela postagem de minha matéria em tão imprtante blog.

Exército Brasileiro! Brasil!

Uma vez Pe, sempre PE!