27 de out. de 2009
Fuga da Farda atrás de Salário

Edson Luiz
Enviado Especial
Rio de Janeiro – O Brasil está se tornando uma referência no desenvolvimento de tecnologia militar na América Latina, mas corre o risco de ver um trabalho de mais de duas décadas atrasar por vários anos. A cada dia que passa, as Forças Armadas estão perdendo seus melhores quadros técnicos para a iniciativa privada por causa dos baixos salários. Somente este ano, 10 especialistas de várias áreas deixaram o Instituto Militar de Engenharia (IME) e não foram substituídos. No Centro de Tecnologia do Exército(1) (CTEx), não há renovação de pessoal e muitos estão prestes a se aposentar. Quando os militares não perdem seus técnicos para empresas, perdem para outros órgãos do governo que pagam melhores salários.
O problema é considerado tão sério que foi um dos assuntos da última reunião do Alto Comando do Exército, realizada há duas semanas, em Brasília. O diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira se mostrou preocupado com o cenário que viu no Rio de Janeiro, onde esteve na semana passada. Ele recebeu muitas queixas de subordinados. “Há uma evasão significativa”, diz Heleno. “É uma pena a gente perder engenheiros top de linha dessta forma. Foi um investimento do Exército”, acrescenta o general.
Todos os profissionais que trabalham na área de ciência e tecnologia do Exército foram formados nas próprias fileiras da Força. Além dos militares, o IME e o CTEx contratam civis, mas o processo de seleção para o instituto é tão rigoroso que poucos conseguem passar. No CTEx, a situação é inversa, já que muitos dos especialistas são civis, mas em número reduzido. “Alguns estão próximos a se aposentar, pois o último concurso que tivemos foi em 1990”, afirma o subchefe do centro, coronel Hildo Vieira Prado Filho.
No CTEx também existe outro problema. Como 78% dos engenheiros que trabalham no local são oficiais, eles são obrigados a fazer cursos de graduação e suas vagas não são preenchidas. Com isso, os projetos em que estavam envolvidos ficam paralisados. “Hoje temos mais militares do que civis, mas o ideal seria o contrário disso”, afirma Prado. “Quando os militares retornam ao centro estão desatualizados, pois eles não são substituídos”, observa o coronel. O mesmo problema ocorre no Centro de Avaliação do Exército (CAEx), onde é testado tudo que é desenvolvido no CTEx.
“A evasão é causada pela questão salarial. Isso impossibilita a realização profissional. O engenheiro acaba não trabalhando naquilo que gosta”, explica o general Heleno. No caso do IME, as dez perdas deste ano foram para concursos públicos e a iniciativa privada, onde os salários são melhores e as perspectivas de crescimento, maiores. Segundo o diretor de ensino do instituto, general Amir Elias Abdalla Kurban, há casos em que empresas assumem a indenização que os técnicos teriam que pagar ao governo.
Além de especialistas nas áreas em que trabalham, os engenheiros militares possuem profundo conhecimento de questões estratégicas, como o desenvolvimento do míssil Superfície-Superfície, hoje em fase de avaliação no CTEx. Mas não apenas pesquisas voltadas para a área militar estão sendo trabalhadas pelos especialistas. No centro, por exemplo, os jovens oficiais estão testando a transformação de resíduos de petróleo em fibras de carbono, cuja tecnologia hoje só é dominada pela China e Estados Unidos. Durante a pesquisa, os engenheiros do Exército descobriram um tipo de piche menos poluente para ser usado na indústria de alumínio.
1- Doutores e mestres integram quadro
Ao todo 780 funcionários trabalham no Centro de Tecnologia do Exército. Há 516 militares, sendo que 115 são pós-graduados -— doutores ou mestres — e 219 são civis, com 53 graduados. O CTEx está situado em uma área de 28km de preservação ambiental, onde também está o Centro de Avaliação do Exército (CAEx). Além dos técnicos na área militar, o quadro dos dois órgãos têm biólogos que cuidam da fauna e flora do local.
26 de out. de 2009
21 de out. de 2009
O esquema do Bolsa Guerrilha
A ex-terrorista Ana Corbisier participou de dois assaltos e um homicídio. Agora, posa de vítima para receber indenização de 70 milhões de reais
| Crédito |
| CARLOS MARIGHELLA O líder da ALN, a organização clandestina a que pertencia Ana Corbisier. Ela abandonou o emprego para tentar instaurar uma ditadura comunista no Brasil |
No fim dos anos 60, a então assistente de produção na Fundação Padre Anchieta Ana de Cerqueira César Corbisier decidiu juntar-se à Ação Libertadora Nacional (ALN), organização clandestina liderada por Carlos Marighella que aderiu à luta armada como forma de combater o regime militar e instaurar uma ditadura comunista no Brasil. Ela participou de dois assaltos a banco em São Paulo, num dos quais um policial foi morto a tiros. Indiciada em inquérito, decidiu mudar-se para Cuba, onde fez curso de guerrilha, e, mais tarde, para a França, onde viveu até retornar ao Brasil com a Lei da Anistia, em 1979.
Em 2001, Ana bateu à porta da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e, desde 2007, recebe da União uma pensão mensal vitalícia de 2 744 reais, além de indenização parcelada de 361 500 reais. Ana é um dos 30 967 brasileiros beneficiados com os 2,6 bilhões de reais concedidos a vítimas do regime militar. Já é absurdo chamar de "vítima" alguém que entrou voluntariamente para uma organização terrorista e atuou num assalto que resultou em homicídio (não se tem notícia de que ela tenha sido presa ou torturada). Ocorre que, além da pensão vitalícia e da indenização conquistadas, Ana pleiteia também uma milionária compensação trabalhista: quer receber os salários que deixou de ganhar na Fundação Padre Anchieta por ter abandonado o emprego para pegar em armas.
Caso ganhe a ação, ela poderá embolsar nada menos que 70 milhões de reais, segundo os cálculos da Fundação Padre Anchieta, responsável pela rádio e TV Cultura. O valor é quase um terço do orçamento anual da entidade, bancada em boa parte pelo governo paulista.
O dado irônico é que, em 1987, uma das testemunhas arroladas por Ana no processo foi seu amigo Aloysio Nunes Ferreira, hoje secretário da Casa Civil do governo José Serra, que poderá ter de arcar com o prejuízo. No processo, Ana alega que teve de deixar o país por temor de ser presa pelos militares. E o que é que a fundação tem a ver com isso? Nada, como admitiu sua advogada, Rita de Cássia Vivas, durante sessão do Tribunal Superior do Trabalho. "Mas o que não pode ser desprezado é que ela efetivamente foi perseguida politicamente", completou.
É o caso de fazer a pergunta que fez Millôr Fernandes: "A luta armada não deu certo e eles agora pedem indenização?". E de chegar à mesma conclusão que chegou o escritor: "Então, eles não estavam fazendo uma rebelião, mas um investimento". É o Bolsa Guerrilha.
19 de out. de 2009
V Jogos Mundiais Militares
Para sabermos um pouco a respeito e verificar a envergadura do evento vá ao site:
http://www.rio2011.com.br/pt/index.php?page=sobre_jogos
ATA da Assembléia - Petrobras - 08 Abr 2009
http://www2.petrobras.com.br/ri/port/InformacoesAcionistas/pdf/ATA_AGO_08abr09_port.pdf
http://www2.petrobras.com.br/Petrobras/portugues/perfil/per_administracao.htm
16 de out. de 2009
Lula almeja doar aeronaves a vizinhos na América Latina
Lula enviou ao Congresso pedido de autorização para transferência; Ministério da Defesa argumenta que doações "estreitam laços"
RANIER BRAGON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O governo Lula encaminhou nesta semana ao Congresso Nacional pedido que, se atendido, resultará na autorização da doação em todo o seu mandato de pelo menos 27 aeronaves a outros países, em especial Bolívia, Equador e Paraguai.
Lula enviou na quarta-feira dois projetos de lei em que manifesta intenção de transmitir gratuitamente quatro helicópteros e um avião da Força Aérea Brasileira à Bolívia e ao Equador, pedido que se soma a outro, feito em maio, que pretende beneficiar o Paraguai com três aviões de ataque.
Bolívia e Equador, que estão entre os principais destinatários das doações, fazem parte da Alba, a aliança regional de esquerda liderada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que cedeu aviões ao governo do boliviano Evo Morales. Há alguns dias, Chavez fechou acordos de cooperação com o Equador, de Rafael Correa.
As doações pretendidas pelo governo foram defendidas pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, sob o argumento, entre outros, de que os atos reforçarão o bom relacionamento com os países beneficiados, "estreitando ainda mais os laços de cooperação mútua".
No documento assinado por ele, e que acompanha os projetos, Jobim argumenta que a FAB possui exemplares mais modernos e econômicos e que a medida evitará gastos de manutenção, já que as aeronaves que serão doadas estão desativadas ou serão substituídas.
Antes de Lula, a Folha localizou nos registros da Câmara dos Deputados doação só nos governos de Itamar Franco (1992-1994) e de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), quando o Congresso autorizou a cessão de monomotores à Bolívia e ao Paraguai.
A primeira doação do governo Lula foi autorizada com a aprovação de lei em 2004 para o Senegal .
Os três projetos que tramitam no Congresso preveem a doação de três aviões de treinamento e ataque para o Paraguai, quatro helicópteros para a Bolívia e um avião de transporte de tropas ao Equador.
A doação para o Paraguai já foi aprovada por unanimidade por três comissões do Congresso. "A iniciativa se coaduna com os princípios constitucionais que norteiam as relações internacionais do Brasil", escreveu em seu relatório o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.
Procurada ontem pela manhã, a assessoria do Ministério da Defesa informou à noite que não conseguiria responder a tempo aos questionamentos.
O brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero, afirmou que todas as doações autorizadas pelo Congresso foram efetivadas: "Essas doações têm um certo caráter imperialista. Eu me lembro que um dos primeiros aviões que usei foi um F-80 doado pelos EUA, vindo da Guerra da Coreia [1950-53], todo furado de bala. Mas os que nós doamos não, foram todos revisados, estavam em perfeita condição".
Brasil finaliza agora processo de aquisição de 36 caças. Na disputa, estão modelos da França, da Suécia e dos EUA.
DOU Nº 183, quinta-feira, 24 de setembro de 2009
"Os militares beneficiados com reajustes menores que o percentual de 28,86%, concedido pelas Leis n° 8.622/93 e 8.627/93, têm direito ao recebimento da respectiva diferença, observada a limitação temporal decorrente da MP n° 2.131/2000, bem assim as matérias processuais referidas no § 3º do art. 6º do Ato Regimental nº 1/2008."
Legislação Pertinente: Lei nº 8.622, de 19.01.1993; Lei 8.627, de 19.02.1993; MP nº 2.131, de 28 de dezembro de 2000. Precedentes: Supremo Tribunal Federal: AgRgRE 398.778-0/BA (Primeira Turma), AgRgRE 444.505-1/RJ e AgRgRE 291.701-0/SP (Segunda Turma); Superior Tribunal de Justiça: REsp's nºs 839.278/PR , 940.141/RS e 967.421/RS, (Quinta Turma); REsp 835.761/RS, AgRgREsp 905.135/RS, AgRgAI 706.118/SC (Sexta Turma) . REsp 990.284
EVANDRO COSTA GAMA
DOU Nº 183, quinta-feira, 24 de setembro de 2009
http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=4&data=24/09/2009
**Não sei ainda qual será o procedimento individual, se alguém souber coloquem nos comentários abaixo:
Fechamento do Hospital Militar de Uruguaiana gera manifestação
Marina Lopes, Uruguaiana | marina.lopes@zerohora.com.br
Um abraço simbólico em torno do Hospital Militar em Uruguaiana foi uma forma da comunidade externar o descontentamento em relação a decisão do exército em transformar o hospital em um posto de saúde. O ato aconteceu hoje, no final da manhã.
O hospital presta atendimento à militares e seus familiares de Uruguaiana, Itaqui e Quaraí, num contingente de cerca de 6 mil pessoal por mês. Mesmo sendo avaliado pelo próprio exército como o segundo mais eficiente do Estado, a intenção é diminuir o número de hospitais do exército no RS, hoje em sete unidades. Outros dois hospitais serão desativados: em Santo Angelo e Cruz Alta.
A partir de janeiro de 2010, o hospital não fará mais cirurgias e internações e serca de 18 servidores da área da saúde correm o risco de perderem o emprego. Com o fechamento do hospital, Uruguaiana ficará apenas com a Santa Casa de Caridade.
14 de out. de 2009
Rubens Leon de Mello - Falecimento
07/10/2009
O cruzaltense Rubens Leon de Mello, nascido em 10 de junho de 1937, morreu na quarta-feira, aos 72 anos. Era casado com Tolentina Espinosa de Mello e pai de três filhas: Liliane, Lisiane e Lissandra.
Leon de Mello serviu ao Exército Brasileiro na arma de Cavalaria, tendo atingido o posto de coronel. Comandou o 9º Regimento de Cavalaria Blindado em São Gabriel. Serviu também em Porto Alegre, Resende (RJ), Bagé, Pelotas, Santa Maria, Rio de Janeiro (RJ), Buenos Aires, na Argentina, Santiago, São Gabriel, Brasília (DF), Campo Grande (MS), Santa Rosa e Santo Ângelo (sua última guarnição, quando passou para a reserva em 1991).
Gostava de pescar e contar histórias. A família conta que, além de ter um grande coração e prezar pela camaradagem, aproveitou a vida como poucos, apesar de não ser muito cuidadoso com a saúde. Cultivou, durante toda a vida, o hábito de fazer amigos.
Hoje, às 18h15min, uma missa de sétimo dia em sua homenagem ocorre no Santuário de Schoenstatt, na capela Tabor, em Santa Maria.
Ministro nega que governo repasse recursos para o MST
“Não se sustenta a idéia de que o governo federal financia este movimento social. Na semana passada, um deputado aqui da Casa divulgou que R$ 115 milhões teria sido repassado ao MST. Isso não é verdade. Os recursos que ele afirmou irem para o MST foram destinados à Ematers de vários estados ou fazem parte de convênios do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, disse Cassel.
Cassel ironizou as acusações feitas por Caiado de que as entidades listadas atuariam como “laranjas” do MST. Ele destacou que os recursos foram repassados a empresas estaduais de Rondônia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Ele afirmou não saber que Ivo Cassol (PP-RO), Yeda Crusius (PSDB-RS) e Aécio Neves (PSDB-MG) eram “simpatizantes” do MST.
Ele participa na manhã desta terça-feira (13) de uma audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado para debater o tema. Cassel afirmou que os recursos repassados pelo ministério são alvos de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público. Destacou ainda que duas CPIs, da Terra e das Organizações Não Governamentais, também analisaram convênios e contratos da pasta sem encontrar irregularidades.
“O nosso ministério e o Incra são os órgãos mais fiscalizados da Esplanada. Somos fiscalizados com lupa”, afirmou o ministro.
A oposição diz já ter assinaturas necessárias para propor uma CPI mista sobre o MST. O ministro disse que o governo não tem medo, mas criticou a iniciativa. “O governo não teme a CPI, mas é indesculpável que se criou um ambiente falso com dados errôneos para criar um ambiente favorável para a CPI”.
Cassel fez novamente críticas à ação de integrantes do MST que participaram na semana passada da destruição de um laranjal em Borebi (SP). “Foi um ato grotesco, injusto e as pessoas envolvidas tem que ser punidas. Não podemos flertar com este tipo de atitude”.
13 de out. de 2009
A sua restituição vai atrasar mas, a de Lula já saiu!
Lula já recebeu sua restituição do IR. Foi um dos primeiros.
O governo federal aplicou o calote na restituição do Imposto de Renda em cerca de 2 milhões de brasileiros, que só verão o dinheiro em 2010, mas entre os prejudicados não está o portador do CPF 070.680.938-XX. Trata-se de Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu sua restituição já no lote número 1, paga em 15 de junho passado. A restituição foi creditada em sua conta corrente, na agência 4883 do Banco do Brasil.
A grana sumiu
O governo não informou o número de vitimas do calote, mas admitiu que o valor soma R$ 3 bilhões, a serem restituídos só em 2010.
Incompreendido
Lula não gostou da vinculação do calote do governo a interesses econômicos: “Acho falta de compreensão...” Claro, presidente, claro.
Nunca antes...
No Itamaraty, sexta, Lula disse que “não é a primeira vez na História” que o governo dá beiço nos contribuintes, mas não citou precedentes.
Bom contador
Não deixa de ser estranho que Lula, com aposentadorias e salário de presidente, sem gastar nada, ainda tenha direito a restituição.
Claudio Humberto - http://www.claudiohumberto.com.br/principal/index.php
12 de out. de 2009
9 de out. de 2009
A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE
A decisão do TSE que determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente 'Lula' até pode ter amparo na legislação eleitoral, mas fere o preceito constitucional da liberdade de imprensa e de expressão, configurando-se, portanto, um ato de censura. '
Em outro trecho: 'Jabor faz parte de uma lista de profissionais tidos pelo Presidente Lula como desafetos e, por isso, passíveis de retaliação à medida que se apresentem as oportunidades!'
'Não deixem de ler e reler o texto abaixo e passem adiante'!!!
A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE (ARNALDO JABOR)
O que foi que nos aconteceu? No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, 'explicáveis' demais. Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas.
Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola. A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira!!! Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada !!! Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos!!! Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes, as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo !!! Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações...
Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso nem vergonha do que faz!!!
Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder.
Este governo é psicopata!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas. A verdade se encolhe humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de 'povo', consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações 'falsas', sua condição de cúmplice e Comandante em 'vítima'!!! E a população ignorante engole tudo. Como é possível isso?
Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na Fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados - nos comunica o STF. Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização. Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo. Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito....
Está havendo uma desmoralização do pensamento. Deprimo-me:
Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?' A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua.
Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo. A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda,aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais Aos fatos! !!!!
Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações.
No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, operística, grotesca, mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política. Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da república. São verdades cristalinas, com sol a Pino. E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de 'gafe'.
Lulo-Petistas clamam: 'Como é que a Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT? Como ousaram ser honestos?' Sempre que a verdade eclode, reagem. Quando um juiz condena rápido, é chamado de exibicionista'. Quando apareceu aquela grana toda no Maranhão (lembram, filhinhos?), a família Sarney reagiu ofendida com a falta de 'finesse' do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando...
Mas agora é diferente. As palavras estão sendo esvaziadas de sentido. Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para contestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova, uma neo-língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista que está se consolidando no horizonte.
Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem, de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o Populismo e o simplismo. Lula será eleito por uma oposição mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em 'a favor' do povo e 'contra', recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade do mundo atual. Teremos o 'sim' e o 'não’, teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos a volta da oposição Mundo x Brasil, nacional x internacional e um voluntarismo que legitima o governo de um Lula 2 e um Garotinho depois.
Alguns otimistas dizem: 'Não... Este maremoto de mentiras nos dará uma fome de Verdades'!
8 de out. de 2009
PROJETO CONVERSANDO COM A RESERVA
Prezado senhor
Foi colocado o link da referida Turma no site do Conversando com a Reserva.
Home - AMAN - 78
Confira acessando o link do site:
http://www.reserva.exercito.gov.br/turmas/tuform.htm
Atenciosamente...
6 de out. de 2009
Basilica Papale di San Paolo Fuori le Mura
Para quem ainda não conhece...Utilizem o mouse (direita, esquerda, pra cima, pra baixo)... em 360º...
Além dos dois ícones embaixo (+ e -) que dão zoom nas imagens...
incrível os detalhes....
http://www.vatican.va/various/basiliche/san_paolo/vr_tour/index-it.html
5 de out. de 2009
MST destrói Pés de Laranja em SP
De acordo com a polícia, pelo menos mil árvores foram danificadas. Na fazenda, há um milhão de pés de laranja plantados. Os manifestantes dizem que só cortaram alguns deles para plantar feijão.
Invasores do Movimento dos Sem Terra destruíram milhares de pés de laranja de uma fazenda no Centro-Oeste paulista. Eles querem forçar a desapropriação da área.
A imagem gravada do Helicóptero mostra o momento em que integrantes do MST destroem o pomar. O trator derruba tudo o que encontra pela frente.
De acordo com a polícia, pelo menos mil árvores foram danificadas. Na fazenda, há um milhão de pés de laranja plantados. Os manifestantes dizem que só cortaram alguns deles para plantar feijão.
"Não destruímos nada, retiramos os pés de laranja para garantir o plantio de feijão, que ninguém vive só de laranja", disse a coordenadora MST, Claudete Pereira de Souza.
A sede foi tomada pelos Sem Terra que fecharam a entrada e picharam a portaria. A empresa que administra a fazenda entrou na Justiça com pedido de reintegração de posse, que foi aceito.
4 de out. de 2009
Integrantes - Turma AMAN - 1951
Com o aperfeiçoamento do ensino, o decreto 29.484 de 23/4/1951 mudou a denominação Escola Militar de Resende para Academia Militar das Agulhas.
A Turma AMAN 51, a primeira Turma de Academia, marcou sua passagem por ela erigindo o monumento, de homenagem ao Tenente da FEB
* OBS - Para uma melhor visualização das fotos, click duas vezes na foto, será direcionado para um novo site "Slide", click no botão acima e a direita "Full screean"
Visualizar Documentos - Adobe Acrobat
https://share.acrobat.com/adc/document.do?docid=a0cac8c9-5ad6-4eb7-a572-68ab6816b2dc
https://share.acrobat.com/adc/document.do?docid=f5eaa65b-8468-42eb-89de-d6018a79b414
2 de out. de 2009
A CONFISSÃO DE ZELAYA
Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-confissao-de-zelaya/






